Selo de 10 anos da ABRAFIDEF

ASSOCIE-SE
Atenção! Estamos efetuando o recadastramento dos nossos associados

Clique aqui
ÁREA DO ASSOCIADO
Esqueci minha senha
Notícias

Dicas de saúde
Comunicação > Dicas de saúde

ÁGUA É SINONIMO DE SAÚDE

O corpo humano perde água de várias formas. Através dos rins em forma de urina, como parte das fezes, através do processo de respiração e através da transpiração (suor). Podemos verificar que a ingestão de água está insuficiente simplesmente observando nossa urina. Quando isso ocorre, os rins tentam compensar conservando a água e, portanto excretam uma urina mais concentrada, com coloração amarelo mais acentuado. Um baixo consumo crônico de água aumenta o risco de cálculos (pedras) renais ou cálculos na bexiga

A quantidade de água perdida a cada 24h deve ser reposta para manter a saúde e a eficiência do organismo. Em geral, adultos devem consumir 35mL/Kg de peso, crianças 50 a 60mL/Kg de peso e lactentes 150mL/Kg peso. Isto quer dizer que se uma pessoa pesa 70Kg ela deverá ingerir diariamente cerca de 2,5L de água. Sucos, refrigerantes, chá, café e os alimentos contém água. Mas a pessoa deve dar preferência à água pura.

Fonte: http://www2.uol.com.br/vyaestelar/vida_saudavel07.htm

CIRURGIA PLÁSTICA É COISA SÉRIA!

A atuação fisioterapêutica em pós operatórios de cirurgia plástica é imprescindível para uma recuperação funcional adequada.
Cirurgias plásticas tanto estéticas ou eparadoras seguem com semelhante processo de reparo tecidual, pois as técnicas cirúrgicas por mais modernas que sejam, causam importante dano estrutural nos tecidos, dano este que será recuperado pelo organismo através da formação de tecidos cicatriciais. Estes tecidos cicatriciais são altamente limitantes pois não apresentam estrutura normal. São tecidos alterados morfologicamente e portanto, metabolicamente. A diferença entre as cirurgias estéticas e reparadoras é que na estética, busca-se embelezamento, porém a agressão cirúrgica é semelhante, o que faz com que a reabilitação dos tecidos lesados seja necessária em ambos os casos.
Cirurgias plásticas estéticas, são antes de mais nada cirurgias, que necessitam de tratamento fisioterapêutico para reabilitação e não de tratamentos estéticos que são utilizados para tecidos com estrutura e metabolismo diferentes dos tecidos cicatriciais.

Portanto, a ABRAFIDEF alerta:
- O tratamento pós operatório de cirurgias plásticas deve ser realizado pelo profissional fisioterapeuta, a fim de possibilitar a reabilitação funcional adequada para este paciente;
- A abordagem terapêutica deve ser conduzida de forma individual e personalizada, sem a utilização de protocolos preestabelecidos;
- Fisioterapeutas atuantes na área de cirurgia plástica devem buscar formação direcionada na área buscando recursos para o tratamento específico para a reabilitação de tecidos cicatriciais e não utilizar tratamentos estéticos para o pós operatório;

O crescente número de insatisfações com os resultados de cirurgias plásticas estéticas devido à tratamentos pós operatórios mal conduzidos é preocupante. A ABRAFIDEF orienta os cirurgiões plásticos que indiquem um fisioterapeuta capacitado para o tratamento de seus pacientes a fim de alcançar um resultado satisfatório tanto do ponto de vista estético, como funcional.

CIRURGIA PLÁSTICA É COM CIRURGIÃO PLÁSTICO
E PÓS OPERATÓRIO É COM FISIOTERAPEUTA DERMATOFUNCIONAL

PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS REGULARMENTE

Exercício físico é qualquer atividade física que mantém ou aumenta a aptidão física em geral e tem o objetivo de alcançar a saúde e também a recreação. A razão da prática de exercícios inclui: o reforço da musculatura e do sistema cardiovascular; o aperfeiçoamento das habilidades atléticas; a perda de peso e/ou a manutenção de alguma parte do corpo. Para muitos médicos e especialistas, exercícios físicos realizados de forma regular ou frequente estimulam o sistema imunológico, ajudam a prevenir doenças (como cardiopatia,doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, etc.) moderam o colesterol, ajudam a prevenir a obesidade, e outras coisas.1 2 Além disso, melhoram a saúde mental e ajudam a prevenir a depressão.3 Todo exercício físico deve ser sempre realizado sob a orientação de um profissional ou centro esportivo qualificado, pois a prática de esportes somente nos permite atingir os objetivos esperados quando é devidamente orientada.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Exerc%C3%ADcio_f%C3%ADsico
© 2012 ABRAFIDEF. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL
abrafidef@abrafidef.org.br
PARCEIROS
Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Associação de Fisioterapeutas do Brasil (AFB)